Palavra do Superior Provincial

Saúdo a nova diretoria da UNESER e todos os associados. Aproveito a oportunidade para uma palavra de estímulo a todos vocês que cultivam no coração o ideal a que foram despertados um dia: DIES IMPENDERE PRO REDEMPTIS. Acredito que esse lema ficou gravado no coração de muitos que viveram em nossos seminários redentoris-tas. 
A UNESER tem uma história, desde a sua formação. Podemos afirmar que o passar do tempo trouxe maturidade e confirmou o objetivo, a meta a ser atingida. As experiências acumuladas e vivenciadas nos possibilitam galgar novos estágios. No bojo dessa conversa, vamos encontrar a frase: UMA VEZ REDENTORISTA, SEMPRE REDENTORISTA. 
A mentalidade da Congregação nos últimos anos tem sido promoção e valorização daqueles que conheceram e aprenderam a amar o Carisma Redentorista. A finalidade da nossa Congregação, desde Santo Afonso, não muda: anunciar a COPIOSA REDENÇÃO, preferencialmente aos mais pobres e abandonados (Cfr. Lc 4, 16-20). Fazemos eco ao que a Igreja tem conclamado a todos os seus filhos: que vivam seu batismo, que se tornem discípulos e missionários (Cfr. Documento de Aparecida). 
A dimensão missionária da Igreja, portanto, evangelizadora, tornou-se em nossos dias novidade e necessidade. Os membros da UNESER, a partir do seio de suas famílias, das suas comunidades eclesiais ou dos seus postos profissionais, são convidados a praticar esse ideal missionário advindo do Evangelho. A causa fundamental não mudou. Podemos afirmar que as mediações foram mudadas, as circunstâncias acabaram sendo outras, mas o compromisso com o Evangelho, com a vida, com as ações solidárias continuaram válidas. 
O momento novo exige retomar e caminhar em direção dos nossos sonhos. Queremos a condição humana cada vez mais apta, mais transformada, mais em conformidade a Cristo Redentor. Que bom se pudéssemos recolher o que todos os associados da UNESER puderam plantar, cultivar e colher como frutos de suas lidas. Vamos avante com a consciência de que somos sujeitos da história. Não percamos os nossos ideais: fortes na fé e alegres na esperança. 
Pe. Luís Rodrigues Batista, CSSR. 
Provincial de São Paulo.