Vivências - De perto @ De longe

 
Nº 2854  |  22/04/2018
Leituras - 4º Domingo da Páscoa (22/04/2018) - At 4, 8-12; Sl 117; 1Jo 3, 1-2; Jo 10, 11-18

-|- Evangelho do dia - Jo (10, 11-18)

Evangelho do diaO Bom Pastor! - Um dia disse Jesus aos fariseus: “Eu sou o Bom Pastor! O Bom Pastor dá a Vida pelas suas ovelhas! O empregado, que não é o pastor nem o dono das ovelhas, quando vê o lobo que vem, abandona as ovelhas e foge! O lobo as arrebata e as dispersa! Age assim, porque é empregado e pouco lhe interessam as ovelhas!
Eu sou o Bom Pastor! Eu conheço minhas ovelhas e elas Me conhecem, como o Pai Me conhece e eu conheço o Pai! E dou a minha vida pelas minhas ovelhas! Tenho, ainda, outras ovelhas que não são desse aprisco! Devo trazê-las, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um só Rebanho e um só Pastor.
Por isso o Pai me ama: porque Eu dou minha Vida para reassumi-la depois! Ninguém A tira de mim, mas eu A entrego livremente! Tenho o poder de entregá-La e poder de reassumi-La de novo. Esse é o mandamento que recebi de meu Pai!”

Recadinho: - Como exerço minha missão de ser “bom pastor”? Como é acolher ovelhas que se desgarram do rebanho? A união e colaboração mútua cresce em mim? Sou feliz em fazer parte do Rebanho de Cristo? -No rebanho, as ovelhas sentem-se protegidas! - Agradeço a Deus que me acolhe em seu rebanho? 

 

12844. O pastor e o empregado! - Jesus se apresenta como Pastor e faz referência a um empregado. Quem é pastor tem sob seus cuidados um rebanho de ovelhas. A figura do pastor, cuidando de seu rebanho, remonta à mais longínqua antiguidade. Veja no livro do Gênesis (4, 2): “Caim era lavrador. Abel era pastor!” Numa civilização primitiva e ainda não industrializada, as profissões mais comuns eram o cuidado com o campo e com as criações. O empregado pode agir de modo muito diferente do pastor! O empregado é contratado para cuidar do rebanho que não lhe pertence. Assume o compromisso em vista de um salário. Não o faz por amor, como quem cuida de bens que lhe são próprios! Assume a responsabilidade por meio de um contrato. 

 

12845. A figura do pastor! - O pastor é profundamente interessado em seu rebanho. Cristo o descreve no Evangelho: o pastor é, ao mesmo tempo, um chefe e um amigo! Como chefe, manifesta-se forte e corajoso. Arrisca sua vida, se for necessário, para defender seu rebanho contra os animais ferozes. O pastor é amigo! É bondoso para com suas ovelhas. Ele as conhece pelo nome. Ele se adapta às necessidades das ovelhas; leva-as para as pastagens férteis e para as aguadas. (Jo 10, 3) O pastor carrega em seus ombros os cordeirinhos novos ou fracos. Procura as ovelhas que se desgarram do rebanho (Mt 10, 6; 15, 24). A autoridade do pastor sobre o rebanho é indiscutível e nasce de sua dedicação e de seu Amor! 

 

12846. Somos a ovelha de Cristo! - Falando do pastor e empregado, Jesus serve-se de uma metáfora, uma comparação. Ele usava este modo de falar porque era o mais compreensível para seus ouvintes. Partindo de situações e coisas concretas da vida de cada dia, queria ensinar sua doutrina de Salvação. O rebanho fica aos encargos e cuidados de uma pessoa, um empregado, que exerce a função de pastor. Mas se ele é o encarregado das ovelhas, não é seu proprietário! E os modos de encarar a realidade podem ser bem diferentes! Jesus é o Pastor e nós somos suas ovelhas, as ovelhas de seu rebanho! Ele é o Bom Pastor: O caminho seguro e certo para cada um de nós, para toda a Humanidade. Assim como o pastor conhece suas ovelhas, Jesus nos conhece e nos ama! Ele frisou: “Eu sou o Bom Pastor: eu conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, como o Pai me conhece e eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas minhas ovelhas!” (Jo 10, 14-15) 

 

12847. Há ovelhas distantes! - Jesus prossegue sua observação: Tenho, ainda, outras ovelhas que não são desse aprisco! Devo trazê-las e elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só Pastor! Refere-se Jesus à Humanidade que ainda não chegou ao perfeito conhecimento de Jesus e de sua missão salvadora. Apesar de muitos não O conhecerem, Deus é Pai e Pastor de todos os seres humanos, mesmo daqueles que ainda não O conhecem ou não ouvem sua voz!